Correio Popular Notícia




Papa pilhas e baterias é implantado em Ji

Data da notícia: 13/07/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120714-152.jpg[/IMG] (Da Redação) Preocupada em dar um destino mais adequado para a imensa quantidade de pilhas e baterias que são diariamente descartadas sem nenhum cuidado, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) disponibiliza um posto de coleta desses materiais usados. Funcionários, associados e consumidores podem deixar os resíduos na caixa de coleta, disponível na recepção da CDL.
Durante a realização da 33ª EXPOJIPA (Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Ji-Paraná) o Papa Pilhas esteve a disposição no estande da CDL para que os visitantes, que tenham o produto em casa e não quer descartar no lixo comum, depositassem no recipiente.
Quando são jogados em locais inapropriados, estes materiais, que são compostos de produtos químicos tóxicos, representam um risco para a saúde humana, podendo afetar regiões do cérebro e órgãos vitais. Além disso, as substâncias presentes no lixo são bio acumulativas, podendo permanecer no ambiente durante décadas.
Depois de recolhidos, as baterias e pilhas serão entregues na SEMAGRI (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura), para o descarte correto dos materiais. O recolhimento de baterias e pilhas inúteis é apenas uma das muitas práticas simples que podem contribuir para proteger o ambiente e que estão cada vez mais sendo adotadas e estimuladas pela iniciativa privada. Na CDL, eliminar o desperdício de água e usar frente e verso de uma folha de papel são outras ações adotadas pela entidade, em prol do meio ambiente.
Uma maneira de reduzir o impacto ambiental do uso de pilhas e baterias é a substituição de pilhas comuns por alcalinas, que proporcionam maior tempo de uso, e a utilização de baterias recarregais. Conforme a assessoria do CDL, a participação do comércio e da sociedade na questão ambiental é fundamental. Por isso da importância de entidades, sem fins lucrativos e empresas, oferecer postos de coleta para as pilhas e baterias usadas.
Vale lembrar que a Legislação Brasileira, por meio da resolução nº 257 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), determina que os fabricantes devem inserir, na rotulagem dos produtos, informações sobre o perigo do descarte incorreto das pilhas e baterias e de celular no lixo comum. Com informações do CDL.

Fonte:






Noticia vista 11304 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.